Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Harém: Ser ou não ser lixo? Eis a questão.

Como garotas tão bonitinhas e espertas podem estragar tudo?

Apenas lembrando que essa é a MINHA opinião, não estou fazendo isso com a intenção de ofender ninguém. Aceito criticas, dispenso retaliações.

Esses dias a Gabs fez um post, onde em algum momento ela deixa beeem claro seu total desprezo pelo gênero harém, acontece que eu meio que compartilho da opinião da minha co-capitã, e achei que seria interessante falar sobre isso.

Porque eu acho que harém é um lixo? Por causa do machismo? Maybe, mas acho que não.
É sim ridículo o modo que algumas garotas são retratadas nesses animes/mangás, algumas são reduzidas a papéis deploráveis apenas para agrado dos homens, mas se você foi assistir esse tipo de anime esperando outra coisa, você é um tanto quanto ingênuo. Qual é? Todo otaku que se prese sabe que é um tipo de anime/mangá que é direcionado ao público masculino, e que ele agradará principalmente a eles, não importa que tipo de artifícios as editoras necessitem usar para isto, porque esperar algo diferente?
E além disso, não creio que ocorra um machismo real nesse estilo de animação, afinal machismo se fundamenta na ideia de que o homem é melhor que a mulher, o que não ocorre realmente, até porque normalmente o personagem principal costuma ser um garoto totalmente tapado e desengonçado.
O que chega a ser um ponto alto do estilo harém, garotas bonitas e inteligentes gostando de um garoto sem muito a oferecer, isso acaba deixando a futilidade do harém mais amena.
Então não é o "machismo" que me irrita neste gênero, até porque se eu dissesse que era, seria *feminismo barato.

*Feminismo barato se baseia na mulher achar que deve ser melhor do que o homem ou ser tratada como o tal, o que é um enorme erro, porque mulheres são mulheres, homens são homens, tratamentos diferentes de acordo com as limitações de ambos, mas com direitos iguais. Isso é feminismo real na minha opinião.

Mas o real motivo de eu não gostar de harém, é um motivo muito mais simples e menos moralista.
O real motivo, é que o foco do anime acaba se baseando principalmente na relação entre os personagens e em garotas fofas e bonitinhas. A história real por trás de tudo acaba sendo deixada de lado, e o anime acaba se tornando pouco envolvente, previsível e chato.
Não digo que todos os haréns são ruins, alguns títulos se salvam por ai, normalmente os que possuem a comédia como temática, mas alguns realmente conseguem se aprofundar na história, e os que conseguem acabam sendo incríveis.

Bom galera é isso. Câmbio e desligo.

19 comentários:

  1. Eae, Enma. Deixa eu dar minha humilde opinião por aqui também haha. Cara, o que tu disse do feminismo barato é pura verdade. Muitas pessoas até me consideram meio machista por pensar assim, acredita? Só por que eu, humildemente, acho que mulher que é mulher tem que saber arrumar uma casa. É uma vergonha uma garota de 15 anos não saber dobrar um cobertor, por exemplo. De qualquer forma, o que realmente me deixa irritada em haréns
    são as personagens femininas mesmo, que costumam ser Mary Sues (Quem faz roleplay sabe que não existe nada pior que uma Mary Sue, aquele tipinho de garota perfeito que fica extremamente vazio em uma história), sem contar que o enredo é sempre o mesmo e igualmente vazio, o que enche o saco por diversos motivos. Se você for ver harém, tem que ir ver com a cabeça vazia, sem criar expectativa nenhuma e ir ver só pelo prazer de ver mesmo, sabe?! Não adianta você ver um harém querendo se envolver com a história. Nem é por ser direcionado a um público masculino, por que ecchi também é e eu, particularmente, tenho me apegado cada vez mais a alguns ecchis por aí. O que me cansa, de fato, no harém, é a forma com a qual é tudo muito vago e repetitivo e o personagem é sempre um fracassado que por mais que as personagens sejam oferecidas (acidentalmente ou não), não pega nenhuma delas! Porra, mais viadão, impossível. Mas, você falou tudo. Haréns se resumem em Mary Sues e machos fracassados sempre, seria ótimo se houvesse uma pequena mudança nisso; As personagens serem todas zoadas e feias e o cara ser todo lindão, que pega todas as baranguinhas. Seria engraçado ver um harém desse tipo; Engraçado e inovador, aposto.
    Parabéns pelo post, expressou tudo o que eu acho de forma bem resumida u-u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, você com seu belíssimo comentário conseguiu expressar mais ainda o que eu sinto. Muito obrigada mesmo *-----*

      Excluir
    2. Bah, não é nada! É de se imaginar por que até agora, tenho achado nossas opiniões bem próximas. <33
      Eu que tenho que agradecer pelo post ótimo que você fez!

      Excluir
    3. Digo o mesmo de você, adoro seus posts, se continuarmos assim iremos longe garota o/

      Excluir
    4. Eu também compartilho o mesmo com vocês, haha. Não é que eu ache harém o gênero mais ridículo que existe, mas é que não é um dos meus gêneros que eu gosto de assistir.
      Ichigo 100%, por exemplo, é um mangá (não sei se tem anime) de harém normal, e (como sempre) o protagonista é um bundão. O que me atraiu nesse mangá, na verdade, foram exatamente as meninas! Não por elas serem gostosas e tal, mas porque cada uma tem uma personalidade diferente e distinta, e no meio do mangá você acaba qdesejando que o menino principal não fique com nenhuma delas - porque ele não merece nenhuma delas.
      Enfim, outro harém que eu gosto é Ouran, que é completamente ao contrário do que eu sinto sobre Ichigo 100%. Na verdade, Ouran é um harém inverso, onde vários garotos (quase todos) gostam da mesma menina, que é a Haruhi. A Haruhi é tipo, muito boa. Eu sou apaixonada por ela. E no caso dela, eu acho que ela merece todos os garotos que são afim dela, na boa. Só que os garotos não merecem ela, porque simplesmente ela é boa demais para eles.
      Anyway, acho que harém tem exceções nesse termo, mas a maioria é a mesma história cansativa e clichê de sempre, e acho que o mesmo acontece com quase todos os shoujos. De modo geral, não sou chegada a harém.

      Excluir
    5. Ah, Lorinha... Eu gosto de Ouran também, mas acho que tem um nome diferente quando são vários caras e uma mina: SURUBA!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Se for pra ficar falando merda assim kid, prefiro que nem leia mesmo -..-

      Excluir
    2. o pior é que ele seeeeeempre lê...

      Excluir
  3. Enma / Gabs, poderiam me ajudar? Sou um escritor e *talvez* eu esteja indo para este problema que vcs apontaram neste post em uma de minhas histórias.
    Não é beeeeem um harém, já que não tem parte ecchi ou 999 meninas(há 3 apenas), mas acho que me encontro neste problema do personagem principal (um homem) ser meio.... "Sem sal". Realmente, este post me deu uma iluminação divina agora xD. Eu só estava prestando atenção nos detalhes das "heroínas" assim dizendo, e esquecendo do rapaz.

    O nome dele é Tatsuya, e no prólogo, ele está em uma praça tocando violão para arranjar dinheiro para si (Já que ele não gosta de pedir para os pais). Sem ele saber, uma das garotas que ele pode chegar a namorar, o está assistindo, e um ano depois, eles se conhecem (Embora ele não a reconheça, já que ele não prestava atenção à quem estava na platéia). Ela se lembra dele, e isso deixa nela uma boa impressão.

    Mas, infelizmente, isto é tudo que fiz para ele se destacar dentre os outros homens, além de seu jeito carinhoso e atencioso. Isto é o "suficiente" ou ainda está faltando algo para que ele possa merecer uma namorada?
    (Pelo menos na minha opinião, eu poderia implementar algo a mais...)

    Além desta pergunta, se quiserem me ajudar mais, ficarei extremamente grato! Já possuo uma equipe (2 músicos, 1 artista, 1 programador e eu de escritor) para criar este jogo (que será um Light Novel), e tenho por volta de 5 desenhos das personagens. Se puderem me dar sua opinião sobre o enredo, seria de grande ajuda, e as incluiria na lista de créditos com todo o prazer! :3

    Esta é a página da "empresa" que fizemos (Que ainda está vazia. Só começaremos a divulgá-la quando tivermos um demo pronto), nela, vcs podem encontrar os desenhos e algumas ideias para o uniforme da escola.

    https://www.facebook.com/pages/Homeroom-Interactive/464984116894531

    P.S: O jogo será freeware.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a história interessante se souber levar vai ficar bacana, a minha dica é a seguinte; Já que você disse no inicio que ele esta tentando arrecadar dinheiro porque não gosta de pedir aos pais, ele poderia ser um garoto rico e meio revoltado com os pais por exigirem demais dele o algo assim, é meio clichê, mas o que não é clichê hoje em dia?
      Já sobre a personalidade do garoto, faça ele um garoto de opinião, de presença, não precisa ser um bad boy, até porque isso sim seria clichê demais, só não faça ele submisso as heroínas, algo que ocorre muito nos haréns, mantenha o fato de ele ser carinhoso, na minha opinião é uma coisa legal se não for em excesso.
      Um dos meus personagens preferidos de anime é o takashi de Highschool of the Dead que é um harém, eu gosto da personalidade dele e como a relação dele com as heroínas se desenvolve, se quiser usar como exemplo seria legal.
      Bem é isso, adorei saber que meu post inspirou você, e espero que tenha ajudado com o comentário.
      Beijão e boa sorte com esse projeto -..-

      Excluir
    2. A sim, olhei a page, gostei dos uniformes, só acho que uma outra palheta de cores seria mais interessante :D

      Excluir
    3. Hmm, sim, é uma boa fazer a personalidade dele desse jeito que vc disse.
      Sobre os uniformes, a artista coloriu só para mostrar onde estão os detalhes.

      Vlw :3

      Excluir
    4. Oi, Vinicius! Então, cara, eu vou logo dizendo que eu sou aspirante a escritora e tal, então vou dar minha opinião bem direta disso tudo: Pra mim, isso basta. Ele chamou a atenção da menina com algo, não?! Isso basta, tem um "por que" ela se interessar nele. Apesar de tudo, você não pode resumir ele a tocar violão e ter dois adjetivos positivos, o resto negativo ou então o resto positivo e dois negativos. Tente aprofundar bastante a personalidade dele, se fazer perguntas desde "o que ele come de manhã e por que", principalmente por que isto é um light novel e "você" vai precisar desenhar o café da manhã dele uma hora ou outra xD
      Tente deixar a personalidade dele equilibrada. Eu tenho um questionário com, se não me engano, 364 perguntas. Essas perguntas são sobre "seu personagem", para ver o quanto você conhece ele, para "desenvolver ele melhor". Não me importaria de mandar ele para você responder, se tivesse interesse. (:
      Espero ter ajudado, também vi a página e os uniformes, gostei bastante :3
      Boa sorte com o jogo, guri!

      Excluir
  4. o.O Quero sim, quero sim! :3 :3 me mande pelo Face!
    E obrigado pela resposta!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostaria de dizer q acabo de me sentir um bosta, pq me fiz uma pergunta q estavam discutindo 8 anos atrás.
    E realmente o feminismo antes n era nada comparado com agora, q chegou a níveis, espestaculares, e com grande parte da comunidade chata pra crl, mas iss0 n vem ao caso, pq achava que em 2013 nem existia essa palavra e cara, realmente é como se eu tivesse viajado no tempo, e tua opnião é realmente boa enma, fui pra esse site só pra ver se alguém pensava igual a respeito desse tema, e provavelmente na época q você publicou nem tinha tantos haréns como hj.

    ResponderExcluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN