Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

Yume Nikki - O mundo dos sonhos é mais real do que parece.

Yume Nikki é um jogo que realmente me impressionou e por isso se tornou tão difícil falar sobre ele. Para quem não sabe, Yume Nikki é mais um daqueles jogos feitos em RPG Maker, que já me provou mais de mil vezes que jogo não é só gráfico, mas também história.


Em Yume Nikki, você é Madotsuki, uma adolescente que basicamente vive no seu quarto. Se você estiver acordado e tentar sair, ela irá fazer que não com a cabeça e simplesmente não saíra, pois o jogo é baseado no mundo dos sonhos dela. O jogo só começa quando você deita na cama e, passados cinco segundos, você aparece em sua varanda, mas já no mundo alternativo dos sonhos. O objetivo do jogo é coletar todos os 24 efeitos que estão espalhados pelos diversos mundos nos sonhos da Madotsuki.
Um dos meus cenários favoritos do jogo, "City View".

Inicialmente, há doze portas, por onde você entra e acaba achando outras portas/portais e por aí vai. Acho que demorei aproximadamente uma semana para terminar completamente este jogo, e provavelmente foi o que eu mais demorei até hoje em um “simples” jogo de RPG maker. Como os mundos e os personagens não parecem ter muito sentido, a maioria das pessoas acabam criando teorias para tudo que aparece, assim como em “The Mirror Lied”, para o qual eu já fiz uma review e deixei minha teoria aqui. Acontece que Yume Nikki é diferente, de alguma forma. Não sei se isso aconteceu com todo mundo, mas o jogo simplesmente me prendeu de forma tão magnífica e forte que, enquanto eu não estava jogando, eu pensava em chegar em casa logo para poder jogar. Acabá-lo foi uma mistura de vários sentimentos diferentes, mas falarei sobre isso depois.


Madotsuki indo embora do mundo dos sonhos, deixando os efeitos para trás...

Madotsuki aparenta ser uma adolescente normal, com cabelos lisos castanhos e sempre presos em duas tranças, olhos também castanhos e sempre veste a mesma roupa: um moletom salmão com um pequeno quadriculado na frente, uma saia da mesma cor e um par de sapatos vermelhos. Até aí a semelhança comigo é grande, pois ela é exatamente igual a mim no modo de se vestir e até mesmo de pentear o cabelo quando eu estou em casa. Confesso que me identifiquei MUITO com a Madotsuki, apesar de isso parecer estranho já que ela não sai de casa e vive no quarto. Acontece que ela vive a vida que eu queria viver, de certo modo.

Muitas pessoas podem falar que Madotsuki tem algum tipo de doença mental e que a mesma é sociopata ou autista, mas eu discordo. Acho que, na verdade, ela é completamente normal e o problema está no mundo em volta dela. Ela não aparenta ter amigos e muito menos parentes, já que a sua mobília se limita a uma televisão, um vídeo game, um diário (que é onde você salva o jogo, daí o nome “Yume Nikki”, que significa “diário dos sonhos”), uma cama e um tapete. Como eu disse anteriormente, Yume Nikki sustenta muitas teorias e gostaria de falar uma delas aqui, que é exatamente a que eu acredito. Sendo o problema do mundo à sua volta e não nela mesma, Madotsuki acredita que o mundo dos sonhos é mais apreciável do que o mundo real e, por isso, ela vive 99% do seu tempo nele. Lá, ela encontra companhia que podem até ser considerados amigos e que eu interpreto como versões distorcidas da antiga realidade de Madotsuki, de quando ela ainda vivia inserida na sociedade.


Um desses exemplos é um personagem muito especial para mim, chamado Sekomumasada Sensei. Como o próprio nome já revela, ele é supostamente um professor de música pelo qual a Madotsuki provavelmente foi apaixonada quando ainda frequentava a escola, e Sekomumasada do mundo dos sonhos seria a outra versão que a menina criou para poder ficar ao seu lado. E eu acho isso simplesmente incrível e adorável e confesso que sou apaixonada por ele também. É um pouco complicado chegar até o mundo onde ele está (Sekomumasada vive numa nave onde há um piano enorme onde deveria ficar os controles), mas vale completamente a pena. Acontece que ele fica sempre parado em uma parte específica do piano e a tecla na qual ele está na frente é exatamente aquela que abre a porta da nave. Basicamente, quando você entra na nave dele, você deve deitar na cama que tem no suposto quarto de lá e esperar até que a nave “caia” em Marte. Daí, seria a parte em que você aperta a tecla para abrir a porta. Lembra dos efeitos que eu falei lá no começo? Então, um dos efeitos é “Knife”, no qual você pode usar uma faca nos seres do mundo dos sonhos. Pelo que eu vi, muitas pessoas decidiram esfaquear o Sekomumasada Sensei (Pecado!) para apertar o botão, mas você pode simplesmente “chamá-lo” com um outro efeito chamado “Cat”, que faz você ter orelhinhas e miar.
Madotsuki com o efeito "Cat" e Sekomumasada Sensei

“Lorena, deixa de lenga lenga só por causa de um jogo e vai ao que interessa!”

Ok, ok, eu sei que eu estou enrolando, mas eu avisei que o post seria longo e por isso demorei muito tempo para escrever ele. Não há como descrever a sensação de jogar Yume Nikki, é simplesmente magnífico. A Madotsuki me passa uma calma inimaginável, e a serenidade dela me contagia por algum motivo aleatório. Poniko é outro personagem do jogo, uma adolescente que nem Madotsuki, que tem cabelos loiros presos em um rabo de cavalo e olhos verdes. Interpreto ela como o ideal da Madotsuki, como quem ela queria ser, diferente do que ela realmente é. E o fato de ter aquele puta susto do Uboa me fez pensar que talvez a Madotsuki soubesse que, se ela virasse uma pessoa que nem a Poniko, ela acabaria desfigurada “por dentro” como se fosse um Uboa.

Outro personagem é o Shitaisan, que é o garoto morto na estrada, de onde você pega o efeito do semáforo. Como eu disse, acho que todos os personagens tem alguma ligação com o mundo já não tão real da protagonista, então ele seria exatamente o que ele é: um garoto importante para Madotsuki que morreu em um acidente de carro. E por assim vai, pois é muito fácil fazer as ligações e conectar os pontos. Monoko? Amiga de Madotsuki morta atropelada por um trem, e por isso os “membros” extras. Afinal, nunca repararam que eles parecem “ossos” saindo do corpo dela? Além disso, há a Monoe, suposta irmã da Monoko que aparenta ser um pouco louca e ter um distúrbio de personalidade. Não está mais do que óbvio que essa loucura deriva do que aconteceu com a irmã? A mesma coisa para as Toriningen, que são pessoas com bicos de passarinhos e que, quando esfaqueadas, ficam “loucas”. Não está mais do que óbvio que, no suposto mundo real, ela foram assassinadas?

Monoe e Monoko, respectivamente.

Há também muitas teorias (que eu não considero teorias, já que é mais do que óbvio) de que o jogo é ligado aos Maias e várias tribos. Isso é macacamente óbvio e é exposto durante todo o jogo, onde aparecem figuras de desenhos aleatórios em todos os cantos: em pinturas que te dão minis ataques cardíacos, no fundo de alguns mundos que tem o plano preto e até mesmo no tapete do quarto da Madotsuki. O que todos esses símbolos significam? Boa pergunta, leitor.

Bom, voltando ao que eu ia falar sobre minha teoria, é basicamente esta: Os efeitos seriam as formas que Madotsuki estava/tinha tentado se encaixar em alguma espécie de grupo, para conseguir se inserir na sociedade de algum modo. Cada efeito faz alguma coisa, mas tem alguns que são quase completamente inúteis, como o efeito “Blonde Hair” e o efeito “Brown Hair”, nos quais, como o próprio nome já diz, seu cabelo fica loiro ou castanho e longo. Acho que o jogo deixa mais que óbvio que essa é a interpretação que deve ser tomada dos efeitos. Ou não.

Seguindo essa teoria, o mundo dos sonhos é um mundo aconchegante para Madotsuki, onde ela pode ser ela mesma (apesar dos efeitos também estarem lá). Existem alguns mundos que eu considerei muito agradáveis, como o 8-bit World, e outros que eu me arrepio só de pensar neles, como o Candle World. Agora vamos para a parte mais chocante: o final do jogo. AVISO: A PARTIR DE AGORA O TEXTO IRÁ CONTER SPOILERS DE FORMA HARD, ENTÃO SE VOCÊ PRETENDE JOGAR, NÃO LEIA.

Então você está lá, todo empolgado com o jogo, super feliz coletando os seus efeitos e indo visitar o Sekomumasada de vez em quando para matar a saudade, quando você finalmente percebe que já tem os 24 efeitos. E agora? O que eu faço da vida? Basicamente, você deve deixar todos os efeitos em forma de “ovo” no Nexus (que na verdade é o “saguão” onde tem as portas inicias) e então acordar, se não me engano. Você dá uma rodada no seu quarto, vai na varanda para ver se tem alguma mudança significativa e ela está lá. Uma escadinha pequena e aparentemente inocente encostada no lado esquerdo da sua varanda. Wow, um item novo! O que será que é? E na sua maior inocência, você vai lá e clica na escada. Madotsuki sobe na escada. E então, ela pula. Tela preta. Créditos do jogo passando e você se perguntando o que aconteceu. Ao lado dos créditos, uma marca de sangue com os mesmos monstrinhos com os quais você pegou os efeitos de “Brown Hair” e “Blonde Hair”. Créditos continuam rolando. Fundo musical sereno, como a trilha sonora que tem quase no jogo inteiro. Tela preta. Tela preta. De repente, sua visão fica embaçada. O que são, o que são? Isso mesmo, lágrimas.


Eu chorei no final de Yume Nikki e não me sinto envergonhada disso. Muitas pessoas dizem que foi um final sem sal, sem emoção e que não teve nada de especial no jogo, que ele é chato. Se eu tivesse o efeito “Knife”, mataria todo mundo que já vi falando isso. Se você reparar de verdade, Madotsuki não fala durante nenhuma parte do jogo, e mesmo assim você consegue se apegar a ela. Consegue perceber seu conforto no mundo dos sonhos, diferente do que ela aparenta ter no mundo real. Ninguém sabe o real motivo desse final: Será que ela achou que ainda estava no mundo dos sonhos e se jogou? Será que ela realmente queria se suicidar? Eu acho que nem um e nem outro. Minha interpretação do jogo é completamente diferente da usual, e acho que isso se deve ao fato de eu ter me identificado tanto com a personagem e assim, consigo entender ela.

"Those things...they don't get out of my head!"

Madotsuki não cometeu suicídio, e ela também não se enganou. Nada era real no jogo, desde o começo. Não sei se muitas pessoas chegaram a pensar nisso realmente, ou passaram o jogo todo focados em achar os efeitos e acabar logo aquele jogo monótono. Se prestasse atenção nos detalhes, se realmente se importasse no que estava/iria acontecer com a Madotsuki, as pistas estariam todas na cara. Ela não estava nos mundo dos sonhos quando ela ia para cama, e também não estava no mundo real quando acordava. Os efeitos, sim, eram tentativas de se encaixar no mundo real que já não existia mais para a protagonista. Acontece que o mundo real também não era o mundo real. Quando você acorda dando um beliscão na sua bochecha, você nunca percebeu que você continua com o dinheiro que você conseguiu no mundo dos sonhos? Porque isso aconteceria, se você tinha voltado pro mundo real? 

Sem contar que a trilha sonora do jogo é ótima. Os efeitos audiovisuais também, e isso tudo forma um conjunto muito especial de sentimentos que o jogo realmente consegue passar para o jogador sem nenhum problema. Um bom exemplo é a música tema da save screen (a tela onde você salva o jogo, que seria seu Yume Nikki), que eu deixarei abaixo para vocês desfrutarem.



De qualquer modo, acho que o texto já se prolongou mais do que o esperado e acho que pouquíssima gente vai chegar nessa parte.


Ah, essa maldita escadinha...

Por fim, espero que vocês tenham gostado do texto e deem sua opinião nos comentários. Também gostaria de saber se vocês concordam comigo, e se não, digam qual a sua teoria, seja ela de outra pessoa ou que você mesmo criou. É muito significativo pra mim saber que outras pessoas já jogaram e gostaram tanto deste jogo como eu. Obrigada por lerem o nosso blog e continuem por aqui. Goodbye. <3

26 comentários:

  1. Ainda Nao Entendi Porque ela se Matou ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *respondendo depois de mil anos*
      Bom, isso também tem muitas teorias. Alguns, como eu disse no meio do texto, acham que ela não se matou realmente. Outros, acham que ela não aguentava mais e já tinha desistido depois de ter encontrado todos os efeitos e sua vida não fazia mais sentido, etc.
      Sendo assim, dependendo da teoria que tu fez e no que tu acredita, os motivos dela ter se matado são variados.

      Excluir
    2. Eu acho que depois de tudo, ela se matou para não ter que acordar mais... se o mundo dos sonhos era bom, e o mundo real não, ela não tinha motivos para acordar, a morte é para você dormir para sempre :)

      Excluir
    3. ^ É uma boa também, já vi muitas teorias assim.

      Excluir
    4. Acho que ela se matou por ter praticamente finalizado a vida e por nunca nada a sastifazer, pois ela ja tinha virado tudo e não fazia sentido continuar... como se nada a fizesse feliz, isso é percebido pela falta de expressão dela no jogo.

      Excluir
  2. Eu tenho uma terrível falta de tempo que me impede de jogar Yume Nikki, mas eu sou completamente fascinada por tudo o que eu li até agora sobre o jogo (e eu já li o suficiente pra sentir como se eu tivesse jogado HAHA) e esse texto foi uma das opiniões que eu mais gostei de ler. Também acho que, de uma certa forma, eu também me identifico muito com a Madotsuki e como você disse é incrível o laço que a gente consegue criar com ela, mesmo que ela não diga uma palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você, pois na época que eu joguei, era uma pessoa desocupada que não tinha tantas responsabilidades assim. Como eu disse no próprio texto, eu chegava em casa, tomava banho e ia direto pro notebook jogar. E cada dia de jogo era incrível.
      E sei bem como é isso de saber tanto e pesquisar tanto sobre um jogo que sente como se já tivesse até zerado ele (como ocorre comigo com To The Moon, que é outro jogo de RPG Maker bem legal). E Madotsuki = amor. Sem mais.

      Excluir
  3. É curioso como eu gosto de ler posts sobre jogos feitos no RPG Maker, pois descubro novas possibilidades de novas realidades. Apesar de ser um garoto, não tenho problemas em jogar com uma personagem feminina (ainda mais quando se trata de um ser tão fofo e aparentemente inocente quanto ela) e joguei boa parte do jogo, mas não resisti em ler os spoilers desse post, e joguei sem esperar nada de mais (alguém que consegue dar final 87% de Katawa Shoujo sabe que não é por que o jogo é parado que quer dizer que seja chato) e me identifiquei em alguns quesitos da Madotsuki. O maior deles é essa preferência de viver num mundo que não é a realidade, acho. Gostei do post, e gostei do jogo, só que achei o final deveras triste, e me deixou furioso pelo número de por ques que ele me fez perguntar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também descobri esse mundo de jogos de RPG Maker através de blogs, e já conheci muitos outros por conta própria além de Yume Nikki e seus fangames, como Ib, The Witch's House, Mad Father, Densha, The Mirror Lied, Monochrome e etc. Eu também não vejo problema algum em jogar com um personagem masculino (na verdade, em visual novel, eu até prefiro). O que mais me surpreendeu em Yume Nikki foi justamente toda a ~atmosfera~ e toda a semelhança e conforto que a imagem da Madotsuki me trazia.Obviamente, vale ressaltar que, além disso, os mapas são divinos, os personagens são apaixonantes e a trilha sonoro é impecável.
      E omg omg omg omg, você também jogou Katawa Shoujo? RIN BEST GIRL 4EVER! Ok, parei.
      Muito obrigada pelo comentário, adorei respondê-lo! (Apesar de ter demorado séculos para responder porque sou uma pessoa que foi consumida pelas atividades escolares... E é a segunda vez que escrevo esse comentário! Por favor, vá dessa vez!)

      Excluir
  4. Interessante, então sua teoria para o final... é que ela já estava morta desde o começo? ou algo do gênero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha teoria para o final é que era meio que Inception. O mundo dos sonhos, na verdade, era um sonho dentro do sonho, e o que considerávamos como "realidade", também era um sonho. Got it?

      Excluir
  5. Eu realmente adorei o seu post e vou le-lo todo dia, porque é lindo.Bom, eu também sou apaixonada pela Madotsuki e de certa forma, também me indentifico um pouco com ela.Ainda não terminei o jogo por falta de coragem, digo, não quero ver a Madotsuki se jogando e tudo mais, mas já vi varias teorias e até já criei duas fanfics de Yume Nikki.Gosto de todas as teorias, mas recentemente venho pensando nessa teoria que você falou e acho que ela é perfeita.o mundo real e o mundo dos sonhos não são reais e que Madotsuki vive um sonho dentro de um sonho..(essa é a sua teoria? Se for, eu realmente acho ela perfeita).Bom, muito obrigada por criar esse post maravilhoso.Até mais \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado. O incrível de minha parte é que eu não sabia do final quando comecei a jogar, a única coisa que eu sabia era que era um jogo bem psicodélico cujo objetivo era coletar todos os efeitos. O jogo realmente me surpreendeu.
      E que legal! Quando puder, pode me enviar o link que eu lerei com amor no coração. E minha teoria é essa mesma, muito bem, good girl. Muito obrigada.

      Excluir
  6. Oi, eu estou jogando Yume Ninkki apenas agora e eu gostaria de saber, quem é a pessoa que eu encontrei dormindo dentro de um iglu? (terceira vez que comento, acho q n está mandando)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. mais tem 3 finais diferentes e em um deles ela não morre

    ResponderExcluir
  10. Na verdade é só 1... Disseram que os outros dois foi criados por fans :c eu também vi esses finais em estilo gameplay e estou jogando mais uma vez para tentar ( eu sou tão burra que acabei excluído meus saves antigos <\3 ) pra ver se isso acontece. Acredito que para fazer o final que ela não morre é você voltar para o quarto dentro do sonho pelo nexus e ver a varanda de lá. Vai que tem a escadinha lá também e ela sai do mundo dos sonhos como algum tipo de escolha pois ela cansou de ser uma hikikomori ( n lembro se escreve assim e.e ) por ver que tudo dentro do mundo dos sonhos não era nada além de um mundo inventado apenas para fazer a madotsuki perceber que tudo que aconteceu ( como a morte da melhor amiga dela, estrupo etc ) não seria mudado se ela ficasse se isolando naquele mundo dela pois aquilo sempre iria atormenta-la e ela teria que conviver com isso mesmo que seja nos sonhos. Eu não irei discordar da opinião da Lô, mas eu acredito mais que ela se enganou realmente pois não sabia mais a diferença do mundo real para os sonhos pois os tormentos em sua cabeça eram os mesmos e tudo sempre começava em seu quarto. Talvez ela tenha acreditado que era um tipo de sonho dentro de um sonho e se matou no mundo real, ou ela talvez tenha morrido no acidente de carro junto com o garoto da estrada e aquilo fosse apenas um tormento de sua alma e ela ter se matado representava uma inovação para ela como um tipo de reencarnação. Como mundo se passa apenas nos sonhos, podemos dizer que o diário era um fragmento de memória dela de tudo que ela passou e que ela não podia sair do quarto dela por que ela não poderia voltar a viver no mundo real por estar morta. Existem muitos tipos de teorias e acho isso o mais legal do jogo por mexer com nossa criatividade para poder compreender tudo isso.
    ( desculpe o texto longo <\3 )

    ResponderExcluir
  11. Como a nave do Sekomumasada Sensei cai, eu pensei do seguinte jeito: Sekomumasada era um professor de musica no qual Madotsuki era apaixonada, mas ele morre atropelado por um trem tentando salvar um gato. E também pensei assim: Monoko e Monoe eram suas filhas e supostamente elas enlouquecem, principalmente Monoko que era apegada ao pai. Poniko eu acho que era uma garota popular e que Madotsuki queria ser iqual, mas Poniko era ruim por dentro e...não sei mais.
    Esse foi um dos meus modos de pensar
    Meu nome é Ayumi-chan...

    ResponderExcluir
  12. # Ela sofria de um transtorno causado por traumas e pessoas desagradáveis (Bullying nas Escolas Orientais é Comum e muito Agressivo do que é divulgado pela Mídia), um caso avançado de esquizofrenia, com características de autismo, porém "ela não comete suicídio" só estava explorando uma nova área que teria sido um LINK para uma fase Bônus, porem abandonada pelo Desenvolvedor e Criador. Seguindo assim o texto original que lhe conferiria maior sucesso (Característica comum na Arte Japonesa e Chinesa é a Fatalidade, Torna filmes/Jogos Inesquecíveis e ensina ao publico que tragédias são às vezes inevitáveis e a "Morte" um processo natural da existência de um individuo, segundo Daniel Meyer(2009)). O texto original de que falamos: - Ela não sabia! Mas o mundo dos sonhos era a “Realidade”, e a realidade “O Mundo Dos Sonhos”, isto é visto no inicio quando ela usa a Habilidade de deslocar a cabeça antes de acordar; ela acorda com o pescoço quebrado como no filme O Exorcista, (Nota: Não é um Bug no jogo, mas poucos sabem fazer este erro intencional do desenvolvedor) o que é impossível na Realidade manter-se vivo assim. Este fato impede o usurário de salvar levando-o a retornar ao Suposto Mundo dos Sonhos para desativar o efeito. Existem especulações de um Final Alternativo. Porem é evidente que se o Jogador optar por não utilizar a suposta escada, o jogo não terá um final (Paradoxo) o que já é um final. A forma como ela vê o mundo não mudará. E ela só estará livre disso na Morte, porem ela não a buscará de forma intencional, A Morte virá ate ela, natural ou acidental, (O jogo é baseado em historias verídicas, conectadas por um único personagem que representa inúmeras pessoas que vivenciaram tais tragédias, Ver - Maiores Tragédias na Índia/Japão) esta originalidade na apresentação de fatores psicológicos fortes como arte; Elevou o Status de reconhecimento para este Jogo; como um Best-seller, o que não agradou em nada Grandes Produtoras e Estúdios, tanto por ser gratuito como pelos elementos utilizados no roteiro. Obrigado pelo Espaço! Adorei seu Texto e Publicação! Assinado: Yasharay Mazda e Kaosiel Ophanim. M.'.R.'. Grande Loja Arcana do Brasil - Nº127#

    ResponderExcluir
  13. esse jogo tem um final muito triste ( como corpse party blood drive 😢 ) mais não me decpsionou ( escrevi certo ?) , assim como a alice isabelle dermont , acho que ela se matou porque queria ficar sempre lá , mas teve algo que eu notei : os efeitos. acho que os efeitos são tipo realizaçoes pra ela ter uma morte menos dolorosa , tipo se ela já tinha tudo o que precisava no outro mundo , não presisava mais do 1 porcento da vida real ( como vc disse antes dos 99 porcento o mundo dos sonhos é 1 na vida real ) , talvez ela queria uma vida perfeita , que não tinha no nosso mundo , talvez fosse na verdade 25 efeitos , e o utimo ela so conseguise no mundo real : a morte . e se esses amigos dela fossem os antigos portadores do yume nikki ? , talvez o diario escolhesse uma pessoa especial a cada geração , uma pessoa boa , e tinha vários testes pra ver se essa era realmente a pessoa certa ( os efeitos , claro ) a ultima fase seria a morte , a pessoa teria que se sacrificar , bom , isso e so minha teoria deve ter ficado longa mais e isso , na minha opinião o jogo e incrivel com final com final triste , como corpse party blood drive , e a maior conhecidencia entre eles e que os dois o principal se sacrifica ( em yume nikki pra viver no mundo dos sonhos e em corpse party pra salvar o. universo ) bom e isso

    ResponderExcluir
  14. ontem eu consegui o final alternativo q eu acho q eh realmente o mundo real, q a madotsuki se mata e dps acorda e vai até a porta e ela said aquele quarto, eu acho q nesse final ela realmente acorda

    ResponderExcluir
  15. Sua teoria pode ser verdade, eu li o mangá no final ela diz: isso é um sonho. Eu continuo dormindo. Eu preciso acordar

    ResponderExcluir
  16. 2024 11 anos depois e eu estou aqui kkk

    ResponderExcluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN