Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mr. Sandman

Com um punhado de areia, eu mostrarei o terror a vocês...

"Não há ninguém no mundo que saiba tantas histórias como o velho-do-sono. De noite, quanto as crianças ainda estão a mesa, muito quietinhas ou sentadinhas em seus bancos, ele tira o sapato e sobe as escadas, muito devagar, abre a porta sem fazer barulho e sopra areia nos olhos delas." Hans Christian Andersen (1805 - 1875)

Sandman surgiu a +/- 170 anos numa coletânea de contos infantis escrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. Seu nome (Na tradução literal seria "homem areia") vem do fato do fato de ele soprar areia mágica nos olhos das pessoas para faze-las dormir e proporciona-lhes sonhos... Ou pesadelos.



Em 1988 uma revista em quadrinhos foi criada por Neil Gaiman para a *Vertigo.
A história conta sobre a vida de Sonho também conhecido como Morfeus, Oneiros e outros nomes em várias linguas já esquecidas, ou pelo nome que batizou a revista, Sandman.
Sonho é o governante do *sonhar, e também um dos *perpétuos. Ao longo da trama vemos suas intenções sobre o universo, os homens e outras criaturas.

A revista possui ao todo 75 números e 13 arcos.

01 - Sandman: Prelúdios e noturnos (01 a 09)
02 - Sandman: A casa de bonecas (10 a 16)
03 - Sandman: Terra dos sonhos (17 a 20)
04 - Sandman: Estação das brumas (21 a 28)
05 - Sandman: Espelhos distantes (29 a 31)
06 - Sandman: Um jogo de Você (32 a 37)
07 - Sandman: Convergência (38 a 40)
08 - Sandman: Vidas breves (41 a 49)
09 - Sandman: Fim dos mundos (51 a 56)
10 - Sandman: Entes queridos (57 a 69)
11 - Sandman: Despertar (70 a 73)
12 - Sandman: Exílio (74)
13 - Sandman: A tempestade (75)

Tanto no Brasil quanto nos EUA foram lançados apenas apenas 10 arcos. O 5° arco da história (Espelhos distantes) foi cortado da série, e os últimos 3 arcos foram unidos em uma só edição. Mas é fácil achar todos para baixar na internet.
O ultimo número de Sandman foi lançado em março de 1996.


*Vertigo




É um selo da editora DC Comics, essa divisão possui essa nome para poder se diferenciar da linha mais popular da DC (SuperMan, Batman, WonderWoman), assim preservando sua imagem.
Vertigo publica histórias com temas mais adultos como violência, sexo, drogas, palavrões e outros.
Entre seus trabalhos mais famosos esta Sandman, Hellblazer, Watchmen e V de Vingança.
A empresa foi fundada na década de 80 assim que as histórias mais maduras da DC começaram a fazer sucesso. A DC fundou a Vertigo com intenção de publicar histórias mais pesadas sem se preocupar com retaliações de pais que tinham medo de seus filhos terem acesso a conteúdo improprio.
A empresa foi fundada em uma época em que todas as editoras se preocupavam mais com o visual, Vertigo era única que priorizava o roteiro.
No inicio a companhia mantinha uma forte ligação em suas publicações com os números principais da DC, mas com o tempo as histórias foram se distanciando cada vez mais, e hoje em dia Vertigo é quase uma 
editora individual sob a supervisão da DC.


*O Sonhar


As mentes de toda a humanidade estão ligadas ao Sonhar, o reino de Morpheus. É para este lugar que vão a mente de todos quando dormem, o sonhar guarda milhares de dimensões alternativas, que seriam o mundo imaginário de cada sonhador, lá também é guardado os pensamentos que cada pessoa tem enquanto dorme, sua biblioteca abriga livros que nunca foram escritos.
A sanidade mental de todos os seres depende da boa administração deste reino o qual Sandman administra de maneira exemplar.
Segundo o próprio Sandman, os deuses são gerados no Sonhar, nascendo como sonhos, e só então assumindo seu papel como divindades.


*Os Perpétuos


A Morte é um doce.

Os perpétuos (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio) são um grupo de seres que personificam vários aspectos do universo na série. Eles existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as criaturas mais poderosas do universo, inferiores talvez apenas a alguns Anjos e ao criador. Desempenham papeis centrais ao longo da história.
São uma família um tanto estranha de sete irmãos. Eles têm um certo controle sobre os conceitos que representam mas, da mesma forma que os deuses retratados em Sandman, também são modelados a partir de expectativas e crenças subconscientes dos seres conscientes. Como por exemplo, a aparência de Sonho varia bastante conforme o observador, acredita-se que a mesma coisa aconteça com os outros membros da família.
Sua existência é considerada irregular, uma vez que eles não são seres vivos, nem mesmo divindades, eles são apenas aspectos da existência não podendo por exemplo serem mortos no sentido literal da palavra, pelo menos não enquanto suas funções forem necessárias.

É isso ai galera, Sandman é uma história muito interessante, confronta várias visões, é bem intenso, cheio de filosofias de vida, muito bem escrito e inteligente. Super recomendo.

Câmbio e desligo.

4 comentários:

  1. Puxa, curti bastante o texto.
    Mas, como sempre tem de existir, vamos as reclamações/dicas/chame-do-que-quiser.
    Podia ter falado um pouco mais de Morpheus em si.
    Sabe, falar sobre os símbolos dele e coisas do tipo.
    Uma coisa que podia ter feito é falar um pouco mais sobre os perpétuos e sobre as dimensões próprias deles.
    Falar sobre curiosidades também, como por exemplo sobre o nome dos perpétuos em inglês serem todos inciados com a letra d ou algo do tipo.
    Mas, em si, o texto ficou bom para quem não conhece se interessar em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que foi uma dica bem construtiva, até pensei em fazer isso, mas ainda falta os últimos 9 números pra mim ler, fiquei com medo de dar algum fora sacas? Mas vou ver se faço isso mas pra frente quando eu vencer a minha preguiça e terminar de ler.

      Excluir
    2. Ah, entendo.
      Realmente, sei como é difícil algumas horas vencer a preguiça que, diga-se de passagem, me ama.
      E seria bem legal mesmo se fizesse.
      Quando fizer por favor cite a história do "Um sonho de mil gatos", que é particularmente minha preferida e tem uma mensagem bem legal por trás.

      Excluir
    3. OMG, é um dos meus números preferidos também, podexa que vou citar sim -..- Também pretendo citar Noites sem Fim se eu conseguir achar para baixar.

      Excluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN