Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Petshop of horrors - Se você gosta de horror, o que está esperando?


Há um ano e meio atrás, mais ou menos, eu estava sem o que assistir. Parei para procurar algo de horror, terror, suspense, drama... Algo que me agradasse, o que estava sendo bem difícil naquela época, inclusive. Foi então que encontrei algo digamos que... Peculiar; Uma animação com quatro episódios chamada Petshop of Horrors, feita pelo estúdio Madhouse, baseado no mangá de dez volumes escrito por Matsuri Akino. No mesmo dia, comuniquei a nossa querida Lore, e nós duas assistimos juntas.
Nem de longe, um dos melhores que eu já vi. Mas, parando para pensar, com esses quatro episódios, esse OVA deixa muitos outros no chinelo. Os traços são antigos, elegantes e originais, e nenhuma cena adulta foi censurada ou cortada, o que deixa o anime ainda mais vidrante e interessante. Vou falar um pouco sobre Petshop Of Horrors, que é sempre uma das minhas mais frequentes indicações.




A história começa numa pequena e misteriosa lojinha de animais em Chinatown. As pessoas podem comprar o animal que quiserem, desde que assinem um contrato com três regras básicas apresentadas pelo dono da loja, Cound D. (O andrógino da imagem, por acaso), que são bem difíceis de se seguir. O primeiro animal que nós é apresentado é um tigre; Ele é dado para um homem muito importante (não me vem na cabeça o que ele é, perdão) para ser exibido em um jantar. Este homem encomenda um tigre e o que recebe é um pôster em branco para ser pendurado na parede. Durante o jantar, acaba sendo humilhado por não ter o tão prometido tigre, o que faz com que o homem tome a atitude de ligar para Cound D. e reclamar da encomenda. Inesperadamente, Cound D. parecia já esperar a ligação e implica com o fato do cliente ter tentado exibir o animal às visitas em seu jantar, sendo que no contrato, pedia para que não houvesse exibição em público, e, de forma surpreendente, um tigre começa a ser pincelado lentamente no pôster vazio e tomar forma, se materializar, e sair do pôster. Ele ataca o cliente e o assassina;
Um detetive loiro (meio viado, se me permitem) tem sua atenção chamada para o pequeno petshop em Chinatown e resolve pegar o caso para si. A partir daí, já me recuso a contar o restante do anime. Cada um dos quatro episódios apresenta um caso diferente, um animal diferente, um cliente diferente.
No fim das contas, os únicos personagens realmente frequentes na animação, tornam-se Cound D. e seu demoninho de asas (?) e o detetive responsável pela investigação da loja.
Essa é a sinopse que eu posso dar; Passemos para os comentários.


Uma coisa que acho bem interessante nesse OVA é o ar sombrio e, ainda assim, sereno. Por momento algum nos é empurrado uma série de cenas realmente desconcertadoras, totalmente pelo contrário, mas cada episódio tem a habilidade incrível de mexer com o psicológico de qualquer que seja a pessoa, quando esta se permite ser envolvida pelo clima do episódio. Cada episódio tem um assunto diferente, toda vez nos é exibida uma situação nova que nos pega de surpresa. Tudo nesse anime é incrivelmente bem pensado, diferente do que vemos por aí. É algo realmente autônomo e os traços da madhouse simplesmente revigoraram a história do mangá, a estética do anime combinou com o enredo de forma encantadora. O drama pode ser sentido a cada quadro, a cada... Cada mudança de ambiente e é genioso o jeito com o qual as histórias ganham um fim surpreendente e inesperado. A verdade é que desde o primeiro minuto, eu duvidei que petshop of horrors pudesse, de fato, me agradar e satisfazer. Ter duvidado foi uma das coisas mais errôneas que fiz por que conforme o tempo ia passando, conforme eu ia assistindo e me envolvendo, eu só despertei mais e mais interesses em tudo que vi. Sim, é verdade que achei muito curto, que desejei loucamente que fosse mais longo, mas eu fiquei bem satisfeita e surpresa com o pouco que me foi apresentado, o que é ótimo. Seria agradável se houvesse mais, mas o pouco que teve, já foi o bastante, entendem?!
E algo interessante mesmo, que pode acabar passando despercebido pelos telespectadores, é o seguinte fato: Os quatro episódios têm seus respectivos nomes começados com a letra "D" - Daughter, Delicious, Despair e Dual. Dizem que é uma referência ao "D" no nome do Cound D, e o "D" no nome de Cound D. deveria nos voltar à palavra "Devil" ou "Demon".
Tudo se encaixa, tudo é resolvido e o desenrolar desse "tudo" se passa ali, logo na nossa frente. Não fiquei por momento algum com o sentimento de que algo tinha deixado de ser mostrado pra mim, que tinham esquecido algum detalhe. Não faltou uma lacuna sequer a ser preenchida nesses quatro episódios, nada ficou mal resolvido; Não senti como se algo tivesse sido omitido de mim, entendem?
Ah, outra coisa importante a se dizer: Não existem cenas feitas com o intuito de nos assustar. O intuito de cada cena é nos amedrontar com calma, simples assim. Não existem aqueles momentos que sentimos um breve arrepio na espinha e creio que não era intenção dos produtores que estes momentos existissem. É tudo calculadamente melancólico e até faltam palavras pra descrever o quanto você precisa estar envolvido para sentir esse leve clima dramático de horror de verdade.


Bom, é tudo o que tenho para dizer a vocês sobre essa trama. Perdoem-me se ficou um post muito sério, meu humor não tem sido dos melhores (e assumo que ando meio sem paciência, também), o que dificultou muito na hora de fazer piadinhas e comentários fúteis durante o texto. De qualquer forma, espero que gostem e assistam à animação. E que também gostem dela, claro. Caso vocês assistam, estamos abertos à comentários, como sempre, dizendo o que vocês acharam do OVA. Recomendo também que leiam o mangá.
Obrigada pela paciência para o post com falta de dinâmica, pessoal.
Câmbio e desligo, docinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN