Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Red Garden: O grande mito da NEWPop (Mangá)

Como prometido, aqui estou eu com o post sobre o mangá de Red Garden, que está vindo pela NEWPop.


Se você não leu o post anterior, recomendo que leia: É só clicar aqui. Caso você esteja com preguiça, eu vou repetir algumas das coisas ditas lá, só que nesse. 
Red Garden é uma série de Kirihito Ayamura, produzida pela Gonzo para a TV Asashi. Só depois do anime ter sido lançado, tivemos uma versão em mangá. 
Pelo que eu saiba, já há bastante tempo nos era prometido o lançamento desse mangá. Infelizmente, esse lançamento tornou-se um mito, sendo um dos motivos para que a editora NEWPop fosse alvo de piadas e trocadilhos como "NEWPop has no mangás". Apesar disso, ano passado, na Fest Comix, o mangá de Red Garden finalmente estava pronto para ser adquirido pelos compradores.
Apenas comprei o mangá por que, como já ficou meio obvio, amo esse anime e, como esperado, não houveram decepções de minha parte... Não muitas.
Red Garden tem quatro volumes, foi lançado em 2006. Obviamente, o acabamento da editora foi muito bom, considerando o fato de que esta nunca foi uma editora ruim, de um todo.
Se você estiver com preguiça de ir ler o primeiro post, vou logo avisando que não vou explicar o enredo do mangá direitinho, como fiz com o anime; Vou só pegar a sinopse que colocaram na contra-capa e colar aqui, depois, comentar um pouco mais do trabalho da NEWPop.
Quatro garotas com pouca coisa em comum se veem unidas quando o único elo entre elas, a garota chamada Lise, é encontrada morta. Atrás de pistas, elas acabam descobrindo mais do que deviam. No dia seguinte, ao serem guiadas uma a uma por estranhas borboletas, elas se deparam com um monstro e uma missão: destruí-lo. Sua recompensa é descobrir que estão mortas e seus corpos, sequestrados. Se os quiserem de volta, terão que continuar a matar!
Pelo que foi dito, o mangá vai focar em Kate, a personagem da capa. O meu único medo sobre isso é que o mangá torne-se menos cativante e menos bem desenvolvido que o anime, considerando que todas as personagens são de tamanha importância tanto para a desenvoltura da história quanto para o interesse do público em continuar acompanhando-a. Levando em conta o fato de que no anime, nós podemos sentir o que cada personagem sente a ponto de ficar na dúvida de que "lado torcer", caso haja o enfoque apenas em Kate Ashley, essa relação que é estabelecida com as personagens pode ser perdida, aos poucos, ou não ser estabelecida exatamente da forma esperada pelas pessoas que viram a animação.
Por incrível que pareça, a tradução do mangá ficou forte. Não fazem usos de termos em japonês, tudo foi traduzido cuidadosamente, assim como em Hitman, da Nova Sampa. Esse ponto da tradução é algo que eu acho bem importante, pois por mais que o produto seja japonês, nós estamos no brasil. Se for possível a tradução dos termos, não vejo motivo para que ela não seja feita, então.
Quanto aos nomes, não vemos quase nenhuma diferença. Acho que apenas o nome de Claire, que ficou Cléa e o nome de Paul, que ficou Paulo. Não acho que os nomes façam tanta diferença assim, mas não gostei de terem mudado a escrita para a pronúncia...
Enfim, de um todo, o trabalho da NEWPop ficou bem interessante. Só tenho medo da editora acabar passando por mais uma crise e sumir do mapa no meio do lançamento do mangá, que será bimestral. Eu entraria em estado de depressão caso isso realmente acontecesse xD Depois de tanto tempo esperando, ver a série ser cancelada no terceiro volume me deixaria um tanto quanto raivosa.
Mas, tudo bem. Uma coisa interessante no mangá são os traços, bem parecidos com os do anime. É algo belo e algumas pessoas podem ser completamente atraídas por eles, pois eles tornam a leitura mais interessante.


Caso haja o maior interesse em ler o mangá, recomendo que comprem, já que o único scanner que eu achei disponível na internets estava em inglês e se você é uma dessas pessoas cujo o interesse foi despertado apenas por causa dos traços, saiba que o motivo do seu interesse não será o único ponto positivo desta série.
Como o prometido, aqui está meu post sobre o mangá de Red Garden. Tive que refazer ele todo, por que alguénma (xD) apagou minha resenha antiga. EIAOEHOAHEOAI Brincadeira, Enma. Não tem problema não <33
Bom, meus amores, câââmbio e desligo. ~
Beijos, xuxus!

5 comentários:

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN