Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

R. L. Stine; O príncipe do terror literário.

Que eu sempre gostei de livros de terror, suspense e ficção, não é nenhum tipo de segredo. Desde pequena, eu fui altamente estimulada pela minha mãe a ver filmes e séries de horror, envolvendo monstros, fantasmas, maldições... Enfim, esse tipo de coisa. Atualmente, o melhor escritor pertencente a esse gênero que eu conheço, voltado mais para o público adulto, sem dúvida alguma é o grande Stephen King... Mas, e quando estamos falando de infanto-juvenil? É claro que uma criança não pode ler "Dança Macabra" ou "Desespero" com toda aquela malicia, todo aquele jeito do Stephen King de acrescentar a cada um parágrafo, vinte palavrões e oitenta menções ao ato sexual. Quando falo de horror literário infanto-juvenil, logo me vem à cabeça uma série que cativou no meu coração o amor por livros. Goosebumps, de R. L. Stine.
A verdade é que até hoje, eu amo, com tudo de mim, cada livro e cada episódio desse autor. Vou falar um pouco mais sobre ele, sobre suas séries e suas adaptações para a televisão... Compartilhar com vocês um amor que nasceu enquanto eu assistia Jetix, de madrugada, e que só cresceu cada vez mais, sempre que eu ganhava um livro novo desse cara impressionante que eu considero o Príncipe do Horror, MWAHAHA.



Robert Lawrence Stine nasceu em Ohio na década de 80. Seu primeiro livro foi "Bem-vindos à casa dos mortos", ou, em inglês "Welcome to Dead House" (Livro, inclusive, que deu origem à série Goosebumps). Ficou famoso nos anos 90, com as três séries de livros Rua do Medo, Hora do Arrepio e Goosebumps. Além das mais conhecidas, existem outras como por exemplo Casa do Pesadelo e Escola do Arrepio. Considerado por muitos, não só por mim, o Stephen King do mundo infantil, R. L. Stine teve suas obras adaptadas para televisão, não sei ao certo em que ano. Vamos falar sobre cada uma das três mais conhecidas séries e sua adaptação televisiva de vez em vez, tudo bem?

GOOSEBUMPS.



Goosebumps é uma série com gênero ficção/horror com sessenta e dois livros. As obras foram escritas de 1992 a 1997 e alguns até mesmo viraram filmes. Apesar do título original acabar em 1999, Stine continuou escrevendo e dando continuação à série, com nomes como por exemplo "Tales to Give You Goosebumps", "Goosebumps Gold" e "Give Yourself Goosebumps". Foram lançados pela editora Scholastic no exterior, mas, no Brasil, vieram com a editora Abril pela primeira vez. Poucos foram os livros redigidos e publicados para o público Brasileiro. Apesar disso, os direitos foram comprados pela editora Fundamento desde 2006 e vários títulos dessa série têm sido passados para cá desde então. Na televisão, a coleção ganhou vez em 1995 e parou de ser gravada em 1998. No Brasil, o canal FoxKid foi o responsável pela exibição dos episódios até mesmo depois da Disney ter comprado a emissora e transformado em Jetix. A exibição parou depois da chegada da DisneyXD. A série era exibida de madrugada, todos os dias. Se não me engano, depois das três da manhã. Era o ápice do meu dia, sinceramente.

HORA DO ARREPIO.



The hauting hour (Ou A Hora do Arrepio) tem quinze livros, apenas onze traduzidos para o português. Não sei ao certo quando foi que ela foi iniciada, muito menos quando foi encerrada, para ser sincera. A série teve várias adaptações; Um filme - Haunting Hour: Dont think about it, gravado em 2007 com tema aventura/sobrenatural, uma série chamada The Haunting Hour, também não sei bem em que ano foi gravada, mas me parece ter sido em algum ano entre 1990/2004, exibida pela HBO Family e pelo Boomerang/Cartoon e uma outra chamada The Nightmare Room, exibida originalmente pela Kids'WB em 2001/2002. Veio para o Brasil por causa do SBT (Mandou bem, tio sílvio!) entre 2001 e 2003.

RUA DO MEDO.




Essa série de livros tem... 52 livros no geral, mas, apenas 16 em português. A verdade é que é a menos conhecida das três séries que eu estou trazendo pra vocês hoje. Rua do Medo (Ou Fear Street) foi escrita do ano de 1989 até o ano de 1995. Teve um spin-off no ano de 1999. Além disso, Stine trouxe uma terceira parte para a série chamada "Fear Street Nights" em 2005. Quanto às adaptações televisivas, o máximo que eu encontrei foi uma chamada Ghosts of Fear Street. Não encontrei qual canal a exibiu e tenho certeza que não foi trazida para o Brasil. A série parece ter sido um fracasso perto das outras duas, inclusive. Deve ter sido gravada na década de 90 também, como o restante das que ganharam um cantinho nas telinhas.

Então, é isso, pessoal. Eu fiz o que pude para apresentar um pouquinho, pelo menos, do trabalho de Stine para vocês. Eu juro que começo a postar mais, estou com certos posts em mente mas ARGH, QUE PREGUIÇA. E sempre que eu pego pra escrever algo a sério, minha vontade de conversar com uma pessoa que está sendo bem importante pra mim atualmente acaba sendo maior e, sabem como é, é preciso deixar tudo pra trás nessas circunstâncias pra não fazer tudo cagadinho (Essa pessoa, inclusive, está off hoje. Eis o motivo de eu ter terminado esse post, GLORIA, DEUS).
Câmbio, meus amores! Desligo ;3




10 comentários:

  1. Pô, mó chata essa "pessoa bem importante" não te deixando terminar os textos.
    Manda tomar no cu e faz mais textos, por que eu quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO! HAUAHAUHAUHAUH Não vou mandar o jão ir tomar no cu çç

      Excluir
  2. HSAUHSAUHS, deixa minha pequena empaz! vou tirar ela dessa vida eu tenho 2 empregos tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAEAIEOHAEOHAOEHI vai me fazer a gata da favela né

      Excluir
    2. Claro amooor <333
      favela nau... COMUNIDADE!! u_u
      HEUEHEUHEUHE

      Excluir
    3. ai que mimimi é tudo o mesmo buraco ponta de boca...

      Excluir
    4. Alias post muito bommmm sobree Goosebumpss <333333

      muita burocracia pra posta aqui pqp \o #partiu

      Excluir
    5. Valeeeeeu <33 HAUAHUHA verdade... aqui é bem fácil por que eu já tô logada como admin do blog taaaaanãããã... enfim, bgs lindo, té feisbuq.

      Excluir
  3. Oiiii
    Seu post ficou tão legal <3 Foi como voltar no tempo *_*
    Sou muito fã do R. L. Stine e por conta disso resolvi criar um fórum para reunir fãs para falar sobre os livros e as séries adaptadas para a TV. Você e seus seguidores são super bem vindos :)
    Segue o link: http://novosescritores.com/group/universo-r-l-stine-clube-do-terror-a-hora-do-arrep?xg_source=activity
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHH! Eu vou ver sim. Me perdoa a demora, é que eu estava meio corrida com a escola.
      Obrigada por ter gostado *-* fico muito feliz em saber que agrado os outros, todo meu esforço dentro do blog é voltado para isso.
      Indo para seu fórum, espero que haja algum movimento por lá :3

      Excluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN