Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

The Mirror Lied: Interpretações, suposições, interpretações...

Olá, monstrinhos. Tudo bem com vocês? Lore está um pouquinho de volta, pelo menos nesse final de semana. Sei que isso aqui ficou meio abandonado, mas logo logo eu volto a ativa por causa das férias que São João que vem por aí (que inclusive, pra mim serão apenas 4 dias, mas eu supero). Hoje irei falar sobre um jogo que experimentei pela primeira vez ontem, chamado “The Mirror Lied”. Se não quiser spoilers, pule todo o texto e vá para a última frase, onde tem o link para o download.



“The Mirror Lied” é um jogo feito no RPG maker VX, se não me engano, e é como muitos outros que eu amo e jogo pra caralho. No mesmo, você é uma garota normal e ruiva <3 que inicialmente eu achei que era uma criança, por causa do ursinho e das bonecas que ela tem no quarto, porém mais tarde você usa uma arma, o que desfez meu pensamento (ou ela é uma criança bad ass, nunca se sabe). Como vocês perceberam, inicialmente você não sabe seu nome e você não tem rosto. Isso, você não tem rosto. Apesar de eu ter jogado ontem, não lembro realmente se chegam a falar seu nome, mas enfim, isso não importa muito, pois você consegue vê-lo na tela de save e é Leah. 
O jogo é mais para o mistério, não chegando nem um pouco perto do terror/horror indie ao que eu estou acostumada com esses jogos, mas mesmo assim continua sendo muito bom. Não posso dizer realmente se o jogo tem um objetivo certo – no primeiro momento, você apenas deve explorar o cenário e descobrir por si só o que deve ou não fazer. Exatamente nada da história é explicado, portanto acho que esse é um daqueles jogos com várias teorias criadas por fãs (ou não), e sendo assim, eu mesma tenho minha teoria. Se não quiser spoilers, não leia.

"Pássaro criou asas hoje"

Logo depois que você acha o cartão de acesso para o computador, você vê seus e-mails e então é aí que a grande dúvida do jogo surge. Quem seria esse tal de pássaro? No começo, eu achei que poderia ser um codename para um assassino ou algo do tipo, e que você seria uma investigadora que estava atrás dele (até porque você tem uma arma e tal), mas como isso poderia ser possível se você não faz nada para capturá-lo? Um fato que eu considero importante é que o nome do site do jogo (que inclusive, tem os mesmos produtores de “To the moon”, um jogo de RPG maker de drama que o pewds jogou e você pode ver aqui) é “freebird”, ou seja, “pássaro livre”. No começo, também, ela diz que havia um pássaro na cobertura, mas que ele tinha ido embora, então vamos por partes.
Primeiramente, você pode notar que a comida que há na mesa da sala de jantar está intocada por dias, isso significa que você não comeu/come. O cenário infantil que eu citei um pouco acima, como se você quisesse manter sua ingenuidade também me faz acreditar que você não está mais viva e o segundo quarto tem uma cama de casal que quando você interage, diz “Ainda está quente”. O fato de você ter que dar água para o cacto que está seco e toda hora requer mais água para crescer poderia significar que você está amadurecendo com o tempo ali naquela casa. Confesso que me assustei muito com a parte do incêndio, porque achei que eu tinha que fugir e não tinha a mínima ideia de como fazer isso. E foi quase que na brincadeira que eu descobri que era para dormir, porque eu subi pro quarto e tentei ir no banheiro – percebendo que estava trancado, fui descer e vi que a minha porta também tinha sido trancada. Daí, pensei “Ah, foda-se essa merda, eu vou dormir” e deitei na cama. Eu tive um ataque de risos quando ela REALMENTE dormiu no meio do incêndio. E como nada aconteceu com ela, este é mais um fato que me faz acreditar que ela já está morta.

Isso foi exatamente o que eu pensei quando dormi. "This was definitely the right decision!"

Outro fator que contribuiu para isso foi que ela não respondeu e nem ao menos tenta responder os e-mails depois que os viu, o que significa que ela não liga, ou que ela sabe de sua atual situação. Há também a possibilidade de os e-mails serem para outra pessoa, mas desde que ela mora sozinha, acho bem difícil. Foi meio difícil para mim interpretar os e-mails, levando em conta que eu não fazia a mínima ideia do significado do pássaro nesse jogo. Supostamente, você era a primeira vítima do pássaro, logo depois ele se “espalhou” pela América e então havia voltado para você e você tinha que matá-lo a todo custo. Não pude pensar em nada além de pecados. Não pecados normais, mas um daqueles pecados que podem prendem um espírito na terra, impedindo-o de ir para um lugar melhor. O fato dele se espalhar pela América, seria que este sentimento estava se manifestando em várias outras pessoas, e também matá-lo seria, literalmente, tirar este sentimento/pecado de si. Entããão, vamos para a parte final. Você recebe o telefonema do “pássaro” (por falar nisso, eu não atendi o primeiro, só o segundo e o terceiro) que diz que está na hora de vocês se encontrarem. Os insetos que haviam no cacto eu interpretei como os impedimentos que ela teve para conseguir essa liberdade e amadurecer, deixando o pecado para trás, mas que foram facilmente combatidos com um pouco de esforço (no caso, o esforço de achar a chave para pegar o pesticida). Subindo no cacto (o que é uma coisa bem bizarra), você acaba na cobertura de sua casa, suspende os braços e é levada pelo pássaro.



Perceba que nessa cena, você escolhe ser levada. Você estende os braços para cima, para atrair o pássaro para que o mesmo te leve para algum outro lugar. Mas então, você usa sua última bala. Quando eu terminei, minha primeira reação foi “WTF?”, e apenas depois resolvi pensar no assunto e no significado de tudo. Porém, uma coisa ainda me intriga: teria ela matado o pássaro ou ela matou a si mesma? Em ambos os casos, ela conseguiu se livrar do sentimento que a prendia neste mundo e foi embora. Creio eu que o título do jogo deriva do fato dela se ver no espelho e continuar achando que estava viva, daí o “The Mirror Lied” que traduzindo, ficaria “O Espelho Mentiu”.
Enfim, muchachos, essa é a minha interpretação do jogo. O jogo pode ter VÁÁÁRIAS interpretações dependendo de cada jogador (inclusive de que cada coisa representa um país da guerra, ou que Leah está presa em sua própria mente), mas eu quis expor a minha aqui. Sei que o post ficou grande demais e eu não esperava escrever tudo isso por um jogo que durou menos de 30 minutos, mas acho que vale a pena dar uma lida, depois de jogar, principalmente se você ficar tão “WTF” como eu fiquei quando terminei. E essa ideia foi completamente criada pela minha mente doentia, então se acharem que não tem nada a ver e que eu sou uma idiota que interpreta coisas de um jogo que era apenas para não ter sentido algum, tudo bem, pode me xingar nos comentários.
Como eu joguei só uma vez, não sei se há mais de um ending, mas creio que haja apenas esse. Qualquer dia desses eu jogo de novo e dou um Edit nesse post aqui falando se tem ou não outro ending.

"A facelees girl ina faceless world"

Como prometido, eu baixei o jogo daqui e espero que gostem do jogo e que tenham gostado da postagem. Juro que tentarei ser mais ativa daqui pra frente. E como sempre, recomendo demaaaais esse jogo, até porque é pequeno e não toma muito seu tempo. Também adoraria que vocês jogassem e comentassem sua interpretação do jogo, mesmo que ela seja grande, juro que irei ler tudinho.
PS: Sim, eu passei todo o jogo com aquele ursinho que você encontra em cima da mesa no meu colo.

A birdie flew across the roof yesterday.
He said he’ll fly over again today.
But he landed on water.
Hi birdie.
Are you here yet?
Tick, tock,
Tick, tock.
Bam.




Gotcha.

3 comentários:

  1. to aqui comentando quase 2 anos depois sabe-se la deus porque,enfim,terminei esse jogo ontem e realmente sua teoria faz sentido.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a tua analise mas ainda estou confusa sobre esse jogo, parece um marketing da própria empresa já que tem o pássaro e a empresa se chama pássaro livre, acho que é algo assim como uma explicação para contar porque a empresa se chama assim.

    ResponderExcluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN