Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os 13 porquês: uma amiga sua se matou, e você é um dos motivos. [Resenha]

Oi, monstrinhos. Post relâmpago, a primeira resenha sobre livros que posto aqui. Podem ler despreocupados, porque não há spoilers. Vejam bem, tamanho foi o meu desespero de escrever isso que são 22:50 e eu tenho que acordar às 4:30 amanhã. Mas enfim, vamos a resenha.

“Os 13 porquês” é um livro simplesmente fantástico. Ele me pegou quando eu estava mais do que desprevinida, passando os olhos pelos livros velhos da biblioteca do meu colégio. Apesar de não ter muita esperança de encontrar livros além de Machado de Assis e Jorge Amado lá, me arrisco quase todo dia, e foi assim que eu encontrei Hannah. Eu nem mesmo li a sinopse – agarrei o livro junto ao meu peito, e o levei. Pode parece estranho, mas às vezes eu tenho uma espécie de “amor a primeira vista” por um livro e é isso que acontece.

Começo do livro;

 Fiquei ansiosa para chegar em casa logo e começar a desfrutá-lo. Assim que cheguei, joguei a mochila no chão e tomei banho correndo. Me joguei na cama e comecei a ler como uma louca desesperada, e mesmo assim me controlando, para não se desesperada demais, desfrutando que cada palavra e de cada sentimento de Hannah e Clay. De longe, um dos melhores livros que li em toda minha vida. Antes disso, nunca nem tinha ouvido falar de Jay, mas agora tenho certeza que o seguirei fielmente. “O futuro de nós” já está na minha lista. Não sei muito o que falar sobre o livro – é tão bom que eu fico sem palavras. Veja bem, não é uma história muito longa, e nem muito complicada. Meu coração quase parou junto com o de Clay quando chegou a parte dele das fitas, e o Troy ao seu lado só me deixou mais nervosa. “Por que fez isso, Hannah?”, eu repetia na minha mente, assim como o Clay fazia. Eu realmente me senti na pele dele. “Por que não deixou o Clay cuidar de você?”, eu me perguntei, na esperança de que minha pergunta fosse respondida em alguma daquelas sete fitas. E quando chegou o final – ah, o final -, eu não me senti menos ansiosa. Triste? Sim, tanto por ter acabado um livro maravilhoso quanto por realmente saber que Hannah morrera e nunca voltaria. A doce Hannah nunca estaria lá de novo, naquele foguete, ou passeando pelos corredores do colégio, ou trabalhando no cinema.


Jay Asher, o autor.

Esse livro mudou minha vida e meu modo de ver as pessoas. Digo, não realmente mudou meu modo de ver as pessoas, mas Jay me deu a sensação de que pelo menos outra pessoa no mundo sabe como eu me sinto. Outra pessoa no mundo sabe como é a dor de perder alguém desse jeito, alguém que você nem mesmo teve a chance de ajudar. Digo, todos os sinais estavam ali, é claro, mas ninguém nunca percebe antes de acontecer de verdade. Eu sei que todos irão sentir falta da Hannah e se culparem por sua morte. Sei que muitos vão se sentir uns monstros por isso, assim como Clay se sentiu arrependido por não ter feito nada. Como Hannah mesmo diz, “é tudo como uma bola de neve” e “tudo afeta tudo. Se você está recebendo esse pacote, é porque tem um motivo, mesmo que você não saiba dele agora”. “Os 13 porquês” simplesmente é um livro maravilhoso, e eu recomendo muito. É um daquele livros que você não se sente bem até recomendar a alguém e esse alguém ler e compartilhar suas emoções com você.

"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir esse segredo é apertando play." - Uma parte da sinopse.

Se eu chorei? Não, não cheguei neste ponto. Mas meu coração ficou apertado quando eu terminei o livro e examinei o mapa dela cautelosamente, e meu corpo se arrepiou completamente por cada estrela que eu passava o olho, com aquela caligrafia límpida do ladinho. Imagino como Clay se sentiu. Imagino como Hannah se sentiu, quando estava no seu quarto, com comprimidos na mão, prestes a dar um fim em sua vida. Você acaba se apegando tanto a ela, que pertinho do final, quando você percebe que faltam poucas páginas para terminar, você deseja que Hannah esteja viva. Que tudo não passasse de uma brincadeira e que ela saísse do foguete e beijasse Clay de novo, como naquela noite de festa. Mas, infelizmente, não foi uma brincadeira, e nem passou perto de ser uma.

Capa do livro que eu peguei, existem outras. (no meu caso, já está bem mais acabada)

As histórias, os ’13 porquês’ são peças de um quebra-cabeça que, observando somente uma parte, não faz sentido; é preciso ouvir tudo, juntar todas as partes para entender o sentido final, a razão do suicídio de Hannah. É um livro meio forte para pessoa com qualquer tipo de preconceito, e ainda assim é extremamente bom para mudar a mente de pessoas que veem as outras que cometem suicido como “fracas” e “covardes”. Deu para perceber que eu me apeguei muito, não é? E neste final de semana, pode ter certeza que irei na livraria do shopping comprar tanto “Os 13 porquês” (só para ter aquele gostinho de lê-lo todinho de novo e saber que ele é meu, e que ficará na minha estante), assim como “O futuro de nós”. Jay, posso dizer com toda a certeza que você me conquistou, tanto com Hannah, tanto com Clay e até com o Troy. Me sinto extremamente honrada por ter o prazer de ler esse livro incrível.



"Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... Mais uma vez." – Hannah Baker.

3 comentários:

  1. Eu li esse livro a dois anos atrás, também não chorei, mas não só pelo fato de que não sou sentimental, mas sim porque é tanta coisa pra processar, que você não sabe o que pensar de início.
    Mas o livro é ótimo, super recomendo, fiquei sabendo que já tem uma adaptação pro cinema sendo formulada, tenho até medo de ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem isso que acontece mesmo. É um daqueles livros que você acaba de ler, mas você não "acaba" realmente, pois fica remoendo aquilo em sua cabeça por um boooom tempo.
      E eu soube disso também, dizem que quem vai fazer Hannah seria Selena Gomez (o que eu discordo completamente), mas não procurei quem iria fazer o Clay. Espero que essa informação esteja incorreta, sinceramente. Mas enfim, o livro é perfeito.

      Excluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN