Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Mas, afinal, o que caralhos são MOBAS?

Eai, galere! Uma coisa muito intrigante me aconteceu esses dias: Estava eu, na morãozinha, conversando com o guri de meus sonhos e o guri dos sonhos do guri dos meus sonhos (EPA, SEGURA ESSA) por skype, e aí eles entram no assunto LoL. Sim, sim, aquele maldito league of legends, que o mundo todo tá jogando e muita maria-atençãozinha tá fazendo fila pra jogar, só pra arranjar alguém que queira tomar o suco de suas devidas perseguidinhas. Acontece que eu, como boa samaritana que sou, fui dar minha humilde opinião sobre o assunto - E foi aí que o bicho me pegou. Eu soltei um belo de um "Eu não curto MOBA", e os dois começaram a rir. O guri dos sonhos do guri dos meus sonhos, ficou indignado diante da situação... Perguntando o que era um MOBA. Então, ele deu uma risadinha levemente maldosa e comentou "Ela deve estar falando de MMOS".
Não! Não! Não! Eu não estou falando de MMOS, seu jumento! E é aí que entra minha grande inspiração para trazer a tona um assunto bem especial, que tem ganhado lugar no coração de todo mundo. Por que não fazer um post a respeito, esclarecendo para os menos informados, o que caralhos são MOBAS?!
Vamos lá então, meus amores?!


A abreviação "MOBA" tem como significado "Multiplayer Online Battle Arena". Muitas pessoas resumem esse tipo de jogo, basicamente, a uma mistura de RPGS com jogos de estratégia, o que é bem diferente dos tão famosos MMORPGS; Massively Multiplayer Online Role-Playing Game, que é um simples RPG, porém, com funções originadas da capacidade de jogar conectado à internet. O termo foi passado a ser utilizado pela RIOT e adotado por jogadores por todo o mundo. Basicamente, também são conhecidos, por causa da Valve, como RTS (Real-time strategy), apesar de serem um "subgênero" desse tipo de jogo e terem uma uma significativa diferença: Em MOBAS, os jogadores controlam apenas um char, enquanto em RTS, há a possibilidade de controlar mais de um.
O primeiro jogo do tipo vem ainda antes do que vocês imaginam, ainda antes dos anos 2000, se chama Aeon of Strife; Um derivado de Starcraft. Dá só uma olhadinha no nipe da criança, tudo indicado direitinho (imagem pega de algum site aleatório do google):


AoS inspirou o lançamento do tão famoso Dota, no ano de 2003, originado de Warcraft. Até então, todo jogo nesse estilo era, resumidamente, mapas alterados de grandes sucessos, com histórias interessantes e muita inovação para a época na qual foram lançados. Apenas no ano de 2009, o gênero foi retomado, com o lançamento de Demigod, o primeiro MOBA criado independentemente de outros jogos. Alguns meses depois, foi lançado o atual overrated League Of Legends, através da Riot, e só então que o termo "MOBA" foi realmente adotado, apesar de eu ter usado ele durante todo o post. Por incrível que pareça, poucos são os jogos realmente bem-sucedidos desse gênero. Em 2010, mais um título de sucesso foi lançado: Heroes of Newearth.
Apesar disso, pouca gente, em comparação com a maioria, óbvio, se interessa por outros MOBAs ou RTS.
Esse post foi bem curtinho, já que não tem nada muito "WOW" para falar a respeito desse assunto, mas espero que esteja pelo menos um pouco esclarecedor para vocês. :3
É com amor (e a alma bem mais calma por ter despachado esse monte de informação) que eu encerro esse post.
Câmbio, meus amores!
Desligo ~ <3

6 comentários:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Samaritanos
    Só respondendo a pergunta. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gostava de MOBAS, até que meu namorado me encheu muito o saco pra começar a jogar LOL, ai decidi ser legal com ele e baixei a porcaria do jogo, e tamos ae, viciados até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHUHAUHAUHAUAHAU Fail. Eu já tentei jogar. Não rola o lovezinho s2 entre eu e o jogo.

      Excluir
  3. League of Legends é mesmo overrated e eu nunca cheguei a gostar...
    Acho que a Riot fez um pacto satanico e pediu pro capeta viciar as pessoas fracas que e a maioria da população jovem do mundo + pessoas velhas gordas e tetudas mas como sou um menino de Deus minha alma nunca será tomada.
    Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHUAHUAHAUAHU SHIMI. É exatamente isso mesmo, nem é tão bom assim. Por que todos pira nessa porra? Até asa de cristal consegue ser melhor.

      Excluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN