Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Shin Sekai Yori (From the New World)


Em uma era onde a distopia anda estourando por ai, a A-1 Pictures nos apresenta o mundo "utópico" de Yūsuke Kishi. Contem pequenos spoilers.


Sinopse: Cerca de mil anos no futuro, a civilização foi retrogradada e os seres humanos estão vivendo dispersados dentro de pequenas comunidades. As Pessoas nesta época tem um poder psíquico chamado “Juryoku”, que materializa as coisas que eles imaginam em sua mente. Na ausência da tecnologia avançada, eles estão usando o poder como uma importante fonte de energia. Um dia, Saki e seus amigos encontram um pequeno robô fora da cidade. Ele registra a velha história dos seres humanos. Ele diz que o “Juryoku” foi encontrado no século 21, e a descoberta causou uma guerra mundial entre as pessoas dotadas e não dotadas. O mundo era governado pelos psíquicos, e o reinado do terror tinha começado. Isso foi um conhecimento proibido, e os adultos na cidade selam o Juryoku das crianças.

Eu acompanhei SSY desde quando o primeiro episódio foi lançado no dia 28/09/2012, temporadas começaram e terminaram desde então e eu ainda não fiz essa maldita resenha, motivo? Preguiça, sem mais.
Em inúmeros momentos eu pensei em dropar ele da minha vida, mas então algo acontecia e eu continuava ansiando seu lançamento todo sábado.

Acontece que SSY é um anime "me ame ou me odeie" sem meio termo. No meu caso, foi amor a primeira vista.


Os primeiros 50 segundos do anime são uma sequencia de frames de horror, o tipo que me deixou estática na cadeira e comprou meu interesse por ele.
Esses primeiros segundos, indicam o fim de uma era, e o começo de tudo, de uma nova raça.

Uma das coisas que mais me atraiu em SSY, foi a originalidade e o realismo apesar do surrealismo.
Claro que ainda não foi provada a existência de seres telecinéticos, mas se a raça humana realmente fosse evoluir, eu acredito que seria para algo assim, já que a um tempo atras eu estava conversando com um amigo, e me perguntando se nós ainda evoluiríamos fisicamente, ele me disse que era bem provável que não, já que nossa evolução foi causada pela necessidade de se adaptar a ambientes novos, mas hoje em dia o ser humano simplesmente modifica tudo ao seu redor de acordo com suas necessidades. Então, essa é a forma de evolução mais possível na minha opinião.  

Logo de cara, nos é imposta uma questão, porque pessoas com um poder fraco ou inexistentes simplesmente somem?
Porque é o ciclo natural dessa evolução.
Considerando toda a crueldade humana, e toda aquela coisa de "o mais forte sobrevive", não haveria nada mais natural do que eliminar qualquer ser inferior que ameace sua existência. E ai está o realismo da história, o autor explorou as possibilidades escolheu um caminho diferente, mas provável. 
Dai a originalidade, o anime apresenta um mundo nunca visto antes, a utopia em um momento em que a mídia tem dado muito destaque a distopia. 
Quando pulamos mil anos no futuro, onde toda a história ocorre, encontramos um mundo menos evoluído tecnologicamente, mas muito mais evoluído em questões sociais, um lugar onde a ordem reina. Ou pelo menos era para pensarmos assim.


Olha, eu tenho a leve tendencia de ter um ódio pré-programado por personagens principais. Mas não foi isso que ocorreu com a Saki, ela não era nem de longe a que possuía os melhores poderes, mas até um cego via que ela era a mais forte psicologicamente, e o anime deu um belo enfase nisso.
Ela era uma garota esperta, não se desesperava em situações desesperadoras, e quando fraquejava, ela logo se recompunha. Ela era admirável.
Os outros personagens acrescentaram bem no anime, Shun, o garoto prodígio perfeito de+ que faz todas as meninas suspirarem, Maria, uma garota bonita com talentos excepcionais, Mamoru, um menino medroso que vive na aba de seus amigos e Satoru, um garoto hiperativo. Um leque de personalidades que compõe um clichê, mas funcionou muito bem nesse anime, mesmo tais personagens sendo motivo de muitas disfunções do enredo.
Por muitas horas eu achei que haveria grandes conflitos entre eles, sim, existem alguns, mas o companheirismo deles é sempre maior, é comovente de se ver.


SSY faz muitas criticas ao comportamento humano e nossas politicas, muitas vezes usando o comportamento animal como parâmetro, porque na verdade é o que realmente somos, animais. 
Em uma cena ele mostra uma referência de como usamos o sexo contato físico  para aliviar nossas tenções.
Como nossos líderes desencorajam o crescimento de seus subordinados, para que não aja uma maior concorrência ao poder. Os fracos, descartados e substituídos por melhores. 
As rainhas em estado vegetativo é um bom exemplo de como nós  pensamos que sabemos quem esta no poder, mas na verdade estamos dominados pela corrupção.


Chegamos ao ponto mais polêmico do anime, a homossexualidade. Foi alvo de muita critica, eu particularmente não sou fã de yaoi/yuri, mas ao contrario de muita gente eu não desisti do anime por causa disso, mas é claro que isso não foi feito apenas para causar polêmica, essa parte do anime mostra aquela critica de como nós usamos a sexualidade para aliviar nossas tenções, e você percebi que não são casos a parte, todos os jovens são ensinados procurar parceiros do mesmo sexo, por um momento fiquei me perguntando o porque, dai me dei conta de que é muito mais seguro para essa sociedade. 
Se eles estão evitando a todo custo que os adolescentes enlouqueçam e percam o controle de seus poderes, assim se tornando uma ameaça, imagine o que uma gravidez causaria a eles? Então nada mais eficiente do que separar os meninos das meninas.


As maiores falhas do anime foram as perdas de contexto, muitas vezes algumas coisas ficaram sem sentido, sem emoção ou sem explicação, nos deixando perdidos e nos perguntando se realmente valia a pena continuar.
Apesar de tudo, eles sempre davam um jeito de uma reviravolta, com alguma cena forte e marcante, ou uma grande questão nos últimos minutos do episódio nos instigando a assistir o próximo.


 A arte do anime possui um traço leve e gostoso de se ver, e sempre nos surpreendendo com paisagens memoráveis, porem você pode ver uma queda no traço dos personagens a cada episódio, o que é bastante decepcionante, também passamos por alguns problemas de enquadramento em alguns episódios, as vezes dificultando no entendimento de algumas cenas. Mas vez ou outra nos tínhamos o vislumbre daquelas paisagens que pareciam mais uma fotografia do que um desenho. Deixou a desejar mas foi bacana de ver.

  
Os vilões por muito tempo me levaram a acreditar que eles eram motivados apenas por uma sede de poder, embora eles tenham escolhido um caminho mais radical, e em algum lugar desse caminho se perdido, no fim você pode enxergar uma motivação nobre, isso não causa um amor por eles, mas faz com que você os entenda-os.
A narrativa pela voz de Saki foi bem interessante, uma história que ainda não foi contada, sua voz me deixou com aquela sensação de que algo muito grande estava para acontecer, me fez querer ouvir mais, e no fim me deixou um pequeno sentimento de pesar por ter acabado. Apesar dos pesares, o anime deu o que tinha que dar, se houvesse uma continuação eu não assistiria. 
Mesmo com todas as suas falhas ele tem teve um bom final, foi poético de uma certa forma. E eu fiquei muito feliz porque a Saki ficou com quem eu queria no final ASHUASHUASHUA

O anime não é perfeito mas eu recomendo.
Nota: 7,5/10

É isso. Câmbio e desligo ;*

PS: A trilha sonoro é fucking amazing. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN