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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Oculus Rift: o mundo de SAO está mais perto?

Todo gamer que se preze sempre sonhou em jogar algo como SAO, ou então qualquer outro jogo com uma realidade virtual, não é mesmo? Parece que a hora de se aventurar por aí como um verdadeiro personagem do jogo está mais perto do que pensávamos. Tudo bem que todos os supostos capacetes de realidade virtual até hoje não passam de óculos gigantes que contêm uma tela LCD voltadas diretamente para os olhos, que além de não aumentar a diversão, só faz você ficar com os olhos doendo, mas parece que isso será mudado em breve. Será mesmo?

Mentira, SAO não está mais perto. Você não vai conseguir uma mina tipo a Asuna. Você não vai se tornar fodão no jogo depois de mil anos sendo um merdinha. Todos vocês são noobs. okn

Os anos se passaram, mas mesmo assim a tecnologia voltada para jogos no sentido de realidade virtual não foi gerando nenhuma novidade até agora, mas tudo isso está prestes a mudar. Uma empresa chamada “Oculus VR” desenvolveu um produto incrível e revolucionário. Fundada por Palmer Luckey, um jovem que se diz “entusiasta de realidade virtual”, a empresa criou o Oculus Rift, um produto que muitos acreditam ser o responsável pela próxima grande revolução no mundo dos jogos.

Esse é o Palmer, e apesar dele ter criado o Oculus Rift, aposto que ele já comeu mais mulher do que você.

John Carmack, um cara conhecido para qualquer pessoa realmente viciada em jogos, já que o mesmo é criador do clássico Doom e Quake, foi o que resolveu inovar nessas novas experiências de realidade virtual. Claro, claro, quem mais poderia ser senão um grande gamer deste porte? Óbvio que os capacetes de realidade virtual atuais davam uma impressão de ser apenas uma tela gigantesca, e John desejava algo além disso, e foi então que ele conheceu Palmer Luckey, o criador do Oculus Rift. John, como um grande amante de jogos, adotou o projeto do jovem com grande entusiasmo, e o primeiro protótipo do projeto foi justamente feito para rodar Doom 3. O mesmo foi exibido na BFG Edition, na E3 do ano passado (2012), que, como vocês devem saber, é a maior feira de jogos do mundo (e que você teria que vender todos os seus órgãos para ir, acredite) e todo mundo que testou o capacete ficou maravilhado.

Johnny, como quem não quer nada, apresentando seu mero brinquedinho por aí.

Depois disso, vários caras importantes das indústrias dos jogos começaram a se interessar pelo projeto, e ele foi apoiado por muitos deles, como Cliff Bleszinski, desenvolvedor de Unreal Tournament e Gears of War, que disse que teve contato com um protótipo e que achou ali algo realmente promissor. Ele anunciou também que sua empresa, a Unreal Engine, será atualizada para suportar o Oculus Rift, garantindo que os games que utilizam esse motor possam ser convertidos facilmente.

Mas, afinal de contas, o que esse tal de óculos tem de tão especial assim?
Olhe, existem vários e vários equipamentos deste tipo no mundo dos animes mercado atual, mas os únicos que realmente prestam custam o preço do seu coração no mercado negro, portanto, são impossíveis de se conseguir no camelô da esquina da sua rua. Com o Oculus Rift, finalmente os jogadores pobres e virgens comuns poderão aproveitar dessa novidade.
O Rift apresenta um campo de visão de 110 graus em comparação com o padrão do mercado, que é de apenas 40 graus. Isso significa que você não está mais posicionado em frente a uma tela. A tela está em volta de você, proporcionando a ilusão de que você está, efetivamente, dentro do mundo virtual.

Simplesmente babem.

Para conseguir o efeito de imersão desejada, o aparelho utiliza uma tela de 7 polegadas com 1280x800 de resolução (a versão final do produto deve trazer uma tela Full HD) em que a imagem é dividida em duas partes, uma para cada um dos olhos.
A imagem também aparece distorcida na tela, parecendo mais próxima no centro e mais distante nas bordas; e é justamente isso o que dá a impressão de imersão dentro do mundo virtual. Para evitar que o jogador enxergue de maneira distorcida, o equipamento traz duas lentes que corrigem o aspecto, dando ao jogador o conforto necessário. Além, é claro, do 3D estereoscópico.

Olhe para ele...ele sabe que você o quer...

Os primeiros protótipos do Oculus Rift utilizavam telas com 5,6 polegadas. Devido a problemas de fabricação com o modelo, a equipe precisou substituí-las por telas de 7 polegadas e com uma taxa de preenchimento de pixels maior. Graças a isso, foi possível eliminar quase completamente o efeito de “arrasto” nas imagens. Algo que é quase imperceptível em monitores de TV, mas problemático em equipamentos de realidade virtual.
Além de tudo isso, o Rift possui um sistema de detecção de movimentos que faz com que a imagem siga os movimentos da sua cabeça. Se você vira, o campo de visão muda. Olhe para trás e literalmente você estará vendo o que existe atrás de você.
Para conseguir um efeito quase perfeito de head-tracking, o Rift utiliza três sistemas diferentes combinados: giroscópio, acelerômetro e magnetômetro. Os primeiros protótipos trabalhavam com um sensor comum, com uma taxa de atualização de apenas 250 Hz.
A equipe achou que ainda não era suficiente e desenvolveu um modelo próprio de sensor, desta vez com 1.000 Hz de taxa de atualização, ou seja: o tempo que a engine leva para reconhecer o movimento da cabeça e responder com um movimento da tela é de apenas 2 milissegundos.

Shut up and take my money!
Infelizmente, caros virgens gamers, o Oculus Rift ainda não está à venda. A empresa está planejando tudo com calma para que o produto tenha a maior receptividade possível no mercado, e ainda está finalizando o projeto. Óbvio, como somos meros mortais, quem vai receber os primeiros modelos são os desenvolvedores, que podem adquirir o produto diretamente no site da empresa. A data de entrega para esses modelos está marcada para março deste ano (não para nós, mas para os desenvolvedores ricões e que pegam muito mais mulher do que vocês).
O foco do produto, por enquanto, são os games para computador, então você, amiguinho que fica se achando com o seu PS3 que custou o rin de sua mãe, pode ficar aí babando. Ok, brincadeira. A Oculus VR disse que também está buscando uma maneira de trazer, futuramente, o Oculus Rift para essas plataformas como PS3, Xbox e Wii.
Como dito anteriormente, a empresa ainda não anunciou uma data de lançamento real e nem quando o produto vai estar disponível para nós, mas isso não deve demorar, já que o processo de produção está acelerado. Portanto, queridos, preparem seus olhos e seus cérebros, porque a realidade virtual está mais perto do que você pode imaginar.
Admito que fiquei muito excitada ao achar essa notícia vagando aqui pelo Google, já que o que eu mais admiro são aqueles jogos bastante reais, como Skyrim. Agora imaginem só, jogar Skyrim com esse tal de Oculus Rift? Deve ser a melhor sensação e todas. Enfim, queria apenas compartilhar minha emoção com vocês. A notícia foi achada nesse site, e toda a parte sobre o sistema do Oculus Rift sobre o suporte e o tamanho da tela e blábláblá foi traduzida no Google por pura preguiça da minha parte, então se algo estiver incoerente, me desculpem.

That’s all, folks <3

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