Páginas

sábado, 16 de março de 2013

Ib: Psicodélico e inteligente.

Então, eu finalmente estou de volta e meio que desenterrando o blog, eu acho. Esses dias, ou melhor, esses meses estavam complicados para mim, já que eram minhas últimas semanas de aula. Eu sei que não são muitas pessoas que frequentam esse blog, ou pelo menos ninguém comenta nos meus posts, mas mesmo assim eu me sinto bem escrevendo sobre o que eu gosto e é isso que importa. Blábláblá pra cá, blábláblá pra lá, vamos ao que importa. Novamente, venho fazendo uma crítica para um jogo feito em RPG Maker 2003, chamado Ib.

Sim, essa é a Ib.

Esse jogo, também como Mad Father, eu comecei a jogar por causa do pewdie. Vi que ele tinha o download no primeiro vídeo do walkthrough, baixei e joguei antes de assisti-lo jogando. Enfim, vamos lá.
No jogo, você é uma garotinha chamada Ib que tem, no máximo, sete anos e que vai pela primeira vez a uma exposição de arte em uma galeria com seus pais. Chegando lá, você roda pra lá e para cá observando os quadros e as esculturas, mesmo sem saber o nome de várias já que você só tem uns sete anos. No segundo andar, você acha o maior quadro, e ao ler a descrição deste, as luzes piscam e de repente, todo mundo some e há algo escrito na parede, com tinta “come down, Ib, and I’ll show you a secret” ou algo do tipo. Enfim, descendo você acaba em uma espécie de mundo paralelo, assustador e psicodélico provavelmente criado pelo autor das peças da exposição. Sua vida é representada por uma rosa vermelha no canto da tela e se ela apodrecer, você morre. No total, são cinco vidas que ao longo do jogo, você vai encontrando vasos com água que renova sua rosa. O jogo não tem sistema de batalhas, já que é baseado em puzzles diversos macacamente divertidos e que requerem bastante a atenção do jogador.
Enquanto o jogo vai avançando, você conhece outras pessoas como o Garry e a Mary, outros que também acabaram naquele mundo estranho debaixo da galeria (ou talvez não). O gráfico é bastante simples (e quando eu digo bastante, quero dizer bastante mesmo), mas isso não diminui a qualidade total do jogo nem um pouco. No final, você acaba bastante envolvido com a trama e duvido que alguma garota que tenha jogado não tenha caído de amores pelo Garry.

Garry, Ib e Mary (R)

A trilha sonora também é MUITO boa mesmo, e bem colocada em todos os pontos e bem escolhida. Não sei se a trilha é original ou mixagem, mas de qualquer jeito, eu gostei pra caramba. Como podem perceber, ultimamente eu venho me viciando cada vez mais em jogos desse tipo, e Ib com certeza foi uma grande descoberta.
Pelo que eu sei, há quatro finais, nos quais dois são ruins, um é razoável e o outro é o “happy ending”. Como eu joguei só uma vez, eu acabei ficando com o final razoável, e em breve pretendo jogar tudo de novo para ver se consigo o happy ending. Minha nota é, sem dúvida alguma, 10 e aqui fica o link para o download, para quem se interessar no jogo.

4 comentários:

  1. Curti pacas a matéria, Ib é bom mesmo \o Os finais são fodas, recomendo também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -lore respondendo comentários um ano depois-
      Obrigada, sinto-me grata, pequeno stalker. <3
      Mas Ib é bom pra caralho, não tem como alguém jogar e não gostar, sério. Por falar nisso, lançaram uma nova versão com novos endings, tu já viu?
      É a versão 1.5 <3

      Excluir
  2. O link do download está desatualizado e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me dei ao trabalho de procurar um novo link de download :3
      http://www.mediafire.com/download/hnfz6y35b0dn06y/Ib+Update+1.02-FAIL.rar
      Pra você, prontinho. Espero que consiga jogar, beijo.

      Excluir

Agora que você chegou aqui, nossa base tem algumas regras que você tem que seguir.
1° Qualquer ofensa sera ignorada e descartada.
2° Se você deseja algum tipo de divulgação, entre em contato conosco através do nosso Facebook, qualquer divulgação em formato de comentário sera excluída.
É isso ai pessoas, sejam legais com a gente, somos boas pessoas. -SQN